Leyde e Laura
 


PÁGINA INICIAL > BIOGRAFIA

Biografia

Leyde & Laura comemoram 25 anos de carreira com projetos especiais
Sertanejas lançam dois álbuns com inéditas para comemorar a marca

Responsáveis por um dos mais belos e aplaudidos duetos femininos da história da música sertaneja, Leyde & Laura comemoram a expressiva marca de 25 anos de carreira. Um quarto de século dedicado à música sertaneja autêntica.

Quis o destino que muito cedo as irmãs mato-grossenses conhecessem de perto as tradições e se apaixonassem pelo gênero. Filhas de pais cantadores e “rezadores de terço”, a musicalidade parecia correr nas veias da numerosa família, que vivia na roça, do cultivo de arroz, feijão e milho. Todos os 12 irmãos cantavam, incluindo as pequenas Lucineide e Marinilza, com dez e treze anos de idade respectivamente, porém como eram as mais tímidas, as duas só arriscavam soltar a garganta à beira do rio ou durante os afazeres domésticos.
Os tempos eram difíceis, de muito trabalho e superação. Apesar disso, o irmão mais velho, Sandro Lúcio, que já seguia a carreira de cantor profissionalmente, reconheceu a capacidade vocal das irmãs e começou a levá-las como backing vocal nos shows. Surgia aí a semente para o nascimento de uma dupla de sucesso.

Influenciadas artisticamente por duplas do estado de Goiás, um dos berços do gênero, ou artistas em ascensão na época, como Chitãozinho & Xororó ou Trio Parada Dura, as meninas foram aperfeiçoando o dom que Deus lhes deu.

Em 1991, as irmãs mudam-se para a capital paulista e, através do produtor Oswaldo Galhardi, gravam o seu primeiro álbum, batizado de “Eu Te Desejo”. Galhardi, que já trabalhava com os maiores nomes do sertanejo na época, ficou impressionado com a qualidade da dupla, seu potencial vocal e afinação impressionantes.

O primeiro grande sucesso viria no terceiro álbum, com a faixa “Rodeio do Amor” (Jesus Belmiro/Paraíso). Não demoraria para emplacarem outras modas que se tornariam obrigatórias em suas apresentações pelo país. “A Força do Amor” (Jesus Belmiro/Paraíso), “Cutuca Peão” (Moacyr dos Santos/Paraíso), “Justiça Divina” (João Miranda/Ciro Rosa/Oswaldo Galhardi), “Milagre no Caixa 7” (Lucian Deluccas), “Viola e Cantador” (Chico Amado/Anna Fernandez) e “Semente do Amor” (Luiz de Castro/Ronaldo Adriano/Muniz Teixeira) são apenas alguns exemplos. Releituras de grandes clássicos como “A Mão do Tempo” (Tião Carreiro/Zé Fortuna), “Tardes Morenas de Mato Grosso” (Goiá/Valderi) ou “Pé de Cedro” (Zacarias Mourão/Goiá) também entraram para a história do cancioneiro sertanejo nas vozes delicadas de Leyde & Laura.

São 15 trabalhos lançados, incluindo um DVD. Parcerias musicais com nomes como Peão Carreiro, As Galvão, Mococa & Paraíso, João Carreiro & Capataz e Teodoro & Sampaio, além de importantes premiações (“Prêmio Ary Barroso”, “Troféu Tião Carreiro” e “Troféu Tonico e Tinoco”, entre outros), são guardadas com muito carinho pela dupla, que considera os fãs seu maior e mais consistente patrimônio.

E é pensando em seu público, que sempre se manteve fiel e vem crescendo ao longo dessa vitoriosa trajetória, que Leyde & Laura preparam uma série de novidades em comemoração aos 25 anos de carreira.

Entre elas, o lançamento de dois álbuns. O primeiro, um CD de carreira que traz inéditas, como a nova canção de trabalho “De Volta pra Casa (Franguinho com Pequi)” (Lucimar/Walmir) e mais 13 faixas que deverão surpreender o público. Um CD que impressiona pelo repertório, interpretação sem igual e arranjos refinados. Exemplo disso é “Eu e Ele” (Lucimar/Dionny), uma emocionante declaração de amor em forma de canção, que ousa ao trazer violino e piano entre os instrumentos, uma sonoridade até então nunca vista na carreira de Leyde & Laura.

Na sequência, chega nas lojas um outro CD, este com proposta diferente do primeiro: um verdadeiro e merecido tributo à moda de viola. Entre canções inéditas e releituras, o álbum traz como diferencial a participação de alguns dos maiores violeiros da atualidade: João Carreiro, Lyan, Thacio, Zé Henrique, Maykon Amaral, Thiago Paccola, Cacique, Leandro Michel, Paraíso, André Fernandes, Campo Grande, Juliana Andrade e Marcelo Viola.

Dois trabalhos que podem ser considerados como um novo divisor de águas na trajetória da dupla, dada a sutileza e cuidado com que foi tratado cada detalhe que envolve o projeto.
Consideradas referências do gênero sertanejo, Leyde & Laura chegam aos 25 de carreira com o mesmo frescor, ímpeto e dedicação de quando deixaram a roça e a beira do rio no interior do Mato Grosso e subiram aos palcos do mundo para dividir com o público o seu enorme talento.

Com nova roupagem, porém sem deixar de lado suas raízes e convicções, elas nunca abandonaram a identidade que as trouxe até aqui. Mesmo nos palcos, longe do cultivo de grãos que marcou sua infância, ainda lembram as meninas Lucineide e Marinilza, carregando na bagagem a humildade, respeito pelos fãs e a enorme paixão pela música sertaneja, espalhando essa semente por onde quer que passem.

Carlos Guerra – Assessoria de Comunicação (Maio/2016)

< Voltar



SHOWS:
(11) 99153-0414 / (11) 3445-6604
(11) 99287-8559
contato@leydeelaura.com.br
CONTRATANTES
APOIO:
Leyde & Laura © Todos os direitos reservados